A história do grupo

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O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Livros lançados para a 37ª Reunião Nacional da ANPED
 
Prezados colegas do GT07- Educação de crianças de 0 a 6 anos, segue listagem de livros/capítulos com autoria de membros do nosso GT, conforme informação dos prestada pelos próprios autores, respondendo à solicitação que fizemos na lista do GT07:
 
   1. Estudos da infância no Brasil: encontros e memóriasOrganizadora: Anete Abramowicz
Editora: EdUFSCar
 
   2.  Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadoraOrganizadoras: Daniela Finco, Ana Lúcia Goulart de Faria e Marcia Aparecida Gobbi 
Edições Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil
 
 3..Infâncias e movimentos sociaisAutor(a): Gepedisc-Linha Culturais Infantis (vários autores/as)
Edições Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil
 

4.  Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras - Organizadores: Ana Lúcia Goulart de Faria, Solange Estanislau, Flavio Santiago e Alex Barreiro Edições Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil
 
  5.  CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO – CNTERetratos da Escola – Dossiê PNE 2014-2024: desafios para a educação brasileira- Editora CNTE
Veja os textos:
 
ü  A educação infantil no PNE: Novo plano para antigas necessidades.
Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves, Telma Aparecida Teles Martins Silveira e Marcos Antônio Soares
 
ü  A meta 1 do Plano Nacional de Educação: Observando o presente de olho no futuro.
Maria Malta Campos, Yara Lúcia Espósito e Nelson Antônio Simão Gimenes
 

6.  Anos iniciais do ensino fundamental: política, gestão, formação de professores e ensino - Organizadores: Carlos Cardoso Silva e Sandra Valéria Limonta Rosa - Editora Mercado de LetrasVejam os textos:
 
ü  Da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental: o direito da criança é ser feliz.
               Ivone Garcia Barbosa
 
ü  Gestão democrática na escola pública: desafios para a formação e atuação de pedagogos no ensino fundamental
Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves e Telma Aparecida Teles Martins Silveira
 

7.     Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015 - FLORES, Maria Luiza Rodrigues; ALBUQUERQUE, Simone Santos de (Orgs.). Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0663-1.pdf 
    8.   Escritos de Fúlvia Rosemberg
Organizadoras: Amélia Artes e Sandra Unbehaum - Coedição Fundação Carlos Chagas – Apoio: Fundação Ford/Editora Cortez


9.      Criança pede respeito: ação educativa na creche a na pré-escolaOrganizador: Altino José Martins Filho
Autoras: Katia A. Agostinho, Fernanda C. Dias Tristão e Ilona Patrícia Freire Rech


10  Por acaso existem homens professores de educação infantil?Autor: José Edilmar de Sousa
 


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