A história do grupo

Minha foto
O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

Infâncias, Educação e Pedagogias do olhar

Responsável:

Pesquisadoras 
Fabiana de Amorim Marcello 
Possui doutorado em Educação pela UFRGS (com período de estudos na Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle, doutorado-sanduíche), mestrado em Educação e graduação em Pedagogia (Educação Infantil) pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi membro da Comissão de Avaliação Qualis Livros em 2009 e da Comissão de Avaliação do Qualis-Eventos da Capes em 2010. No período de 2008-2012 atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA e, ainda, como membro da Comissão Coordenadora (2009-2012) e como Vice Coordenadora do Programa (2011-2012). Fabiana de Amorim Marcello é membro do Núcleo de Estudos em Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES/UFRGS) e do Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN/UFRGS) e Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2012-2013). Desenvolve pesquisas sobre infância e cinema, com financiamento do CNPq (Universal 2008, 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2008).

Susana Rangel Vieira da Cunha 

Doutorado em Educação tendo desenvolvido parte dos estudos com o Prof. Dr. Fernando Hernández na Universidade de Barcelona. Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS) e Licenciada em Artes Visuais (IA/UFRGS). Professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação UFRGS. Pesquisadora, orientadora de Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Tem experiências na área de Artes Visuais, com ênfase nos Estudos da Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Infâncias, ensino-aprendizagem, formação de professores. Lider do Grupo de Estudos em Educação Infantil GEIN/FACED/UFRGS e participante do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação da UFG. Coordenadora editorial da coleção de livros Educação e Arte da Editora Mediação. 





Linha de Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário