A história do grupo

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O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Das pesquisas com crianças a complexidade da infância


Sugestão de leitura


Sinopse

De um encontro afortunado, os organizadores desta coletânea reuniram pesquisas que comunicam a complexidade das infâncias instigando-nos a investir nos saberes das próprias crianças, não para reafirmar as incapacidades que a elas foram atribuídas, mas para destacar um conjunto de peculiaridades positivas que diferem as crianças dos adultos. Autoras e autores engajam-se num caminho não linear, com bifurcações que desnaturalizam, problematizam, informam, traduzem e refletem criticamente que a negação ou aceitação das “vozes” infantis depende exclusivamente das concepções de criança e de infância assumidas em um dado contexto histórico-cultural. Concepções que são recentes e nos exigem construir metodologias não convencionais, desafiando-nos a refletir como percebemos as experiências das crianças, os modos como elas participam dos contextos educativos e como estão sendo chamadas para participarem das pesquisas na contemporaneidade.
A inédita publicação, lançada em 2002, junto a esta editora: Por uma cultura da infânciametodologias de pesquisas com crianças, também organizada por Patrícia Prado, em conjunto com Ana Lúcia Goulart de Faria (que prefacia esta obra) e Zeila de Brito Demartini (que abre esta coletânea), além de um sucesso editorial, já em sua 3ª edição, confirma o interesse crescente pelo tema, aqui atualizado e internacionalmente debatido, desafiando conhecer o protagonismo de meninos e meninas e suas condições infantis, para além de uma natureza infantil, por meio da observação, percepção, penetração, participação e interação com elas na configuração coletiva das condições de existência. 

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