A história do grupo

Minha foto
O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bibliografia utilizada nos debates da última Roda de Estudos


Tem a Tese que está disponível na biblioteca da UFRGS denominada: O privilégio de estar com as crianças: o currículo das infâncias. TROIS,Pereira Loide. UFRGS, fevereiro de 2012.
ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Campinas: Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, ago. 2005 . Disponível em  http://www.scielo.br/scielo.
BAIERLE, A. O dedo no olho: exercícios de ver e transver infâncias. Trabalho de Conclusão do Curso de especialização em educação infantil, São Leopoldo:Unisinos, 2011.
BARBOSA E RICHTER. Os bebês interrogam o currículo.Santa Maria: Revista de Educação da UFSM,v.35,n.1,jan/abril, 2010.
BARBOSA, M. C. Práticas cotidianas na educação infantil – orientações  curricularesBrasília: MEC, 2009.
BARBOSA, M. C. S e HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força - rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARBOSA, M. C.; TROIS, L. P. Mapeamento e análise das propostas pedagógicas municipais para a Educação Infantil no Brasil. Brasília: MEC, 2009.
BARBOSA, M.C & HORN, M. G. Organização do espaço e do tempo na Escola Infantil. In: Educação Infantil - pra que te quero? CRAIDY, C. e KAERCHER, G. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BARROS, Manoel. Gramática expositiva do Chão- poesia quase toda.Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira,1990
BARROS, Manoel. Memórias Inventadas – a segunda infância. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006.
BARROS, Manoel. O livro das Ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2000.
BARROS,Manoel. Memórias inventadas- a infância.São Paulo: Planeta, 2003.
BARROS,Manoel. Memórias inventadas- a terceira infância.São Paulo: Planeta, 2008.
COHN, C. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Campinas: Revista Educação e Sociedade, v.26, n.91, 2005.
CUNHA, S. R. V. (Org.) Cor, som e movimento – a expressão plástica, musical, dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2006.
DAHLBERG, G.; MOSS, P. e PENCE, A. Qualidade na educação da Primeira Infância – perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
DELGADO, A. C. e MÜLLER, F. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 161-179, maio/ago. 2005.  Campinas: Educação e Sociedade, vol. 26, n. 92, p. 1013-1038, Out. 2005 
EDWARDS, C.; GANDINI, L e FORMAN, G. As cem linguagens da criança – a abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed,1999.
FARIA,  A. L. G.; DEMARTINI, Z. B. F. e PRADO, P.D. (Org.) Por uma cultura da infância – metodologia de pesquisa com crianças. São Paulo: Autores Associados, 1996.
FARIA, A. L. G e FINCO, D. (orgs) Sociologia da infância no Brasil.Campinas, São Paulo: Autores Associados.2011
FERREIRA. M. Criança tem voz própria – pelo menos na sociologia da infância. Porto, 2005.
GANDINI, L. e EDWARDS, C. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, 2008.
GOODSON,I. Currículo: teoria e história.São Paulo: Editora Vozes,2008.
HORN, Maria da Graça S. Sabores, cores, sons, aromas – a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
KOHAN, W. (org.) Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
KOHAN, W. Apontamentos filosóficos para uma (nova) política e uma (também nova) educação da infância. Trabalho apresentado no VI Encontro de pesquisa em educação da região Sudeste, Rio de Janeiro, 2004.
KOHAN, W. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, W. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LARROSA,J. Pedagogia Profana,danças, piruetas e mascaradas.Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MEC – Ministério da Educação e do Desporto.Propostas pedagógicas e currículo em Educação Infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise. Brasília, 1996.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J, KISHIMOTO, T e PINAZZA, M. (Orgs) Pedagogia(s) da Infância - dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.) A escola vista pelas crianças. Portugal: Porto Editora,  2008.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; LINO, D; NIZA, S. Modelos curriculares para a educação de infância – construindo uma práxis de participação. Portugal: Porto, 2007.
RICHTER, Sandra R. S . Experiência poética e linguagem plástica na infância. GT: Educação e Arte / n.01,2010.
RICHTER,Sandra Regina Simonis. A marca da infância: quando o fazer é fingir. GTEducação de Crianças de 0 a 6 anos / n.07,2009.
SARMENTO, M. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. Minho ,2001,
SARMENTO, M. CERISARA, A. Crianças em miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: ASA, 2004.
SARMENTO, M. e GOUVEIA, M. C .S.(Org.) Estudos da Infância – educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, M.J. & CERISARA, A. (Org.) Crianças em miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: ASA, 2004.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância.  Campinas: Revista Educação e Sociedade, v.26, n.91, 2005.
SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, N. CARVALHO, M. VILELA, R. (Orgs)Itinerários de pesquisa. perspectivas qualitativas em sociologia da educação. D.P&A Editora:Rio de Janeiro, 2003.
SARMENTO, M.; SOARES, N. TOMÁS, C. Políticas públicas e participação infantil. Mimeo.2004.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Campinas: Revista Educação e Sociedade, v. 23, n. 78, abr. 2002 . http://www.scielo.br/scielo
SERRES,Michel. Variações sobre o corpo.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004
Só dez por cento é mentira- a desbiografia oficial de Manoel de Barros. DVD,Produção Artezanato Eletrônico ,2009.
SOARES, N. A investigação participativa no grupo social da infância. In: Currículos sem fronteiras, v.6, n1, 2006.
TONUCCI, F. Quando as crianças dizem: agora chega!Porto Alegre: Artmed, 2005.

Um comentário:

  1. Boa tarde! Na 2ª roda, se não me engano, a Carol Gobbato exibiu um vídeo "O EZT",já revirei a internet atrás dele e não encontrei. Seria interessante, caso seja possível, a publicação do mesmo no blog.

    ResponderExcluir