A história do grupo

Minha foto
O Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (GEIN) atua em pesquisas e na formação acadêmica de professores e gestores no campo da infância deste 1996. Além da pesquisa e da docência na Graduação e no Pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), o GEIN vem desenvolvendo atividades de extensão e assessoria, bem como a publicação de livros e artigos sobre formação de professores de educação infantil, infâncias, processos de aprendizagem, sexualidade e gênero, proposições pedagógicas em espaços educativos, entre outras temáticas. A partir do GEIN e da área de Educação Infantil da FACED-UFRGS criamos a linha de pesquisa, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Estudos Sobre Infãncias, tendo como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos, explorando e examinando as diferentes versões das infâncias na contemporaneidade, suas propostas educativas, bem como as pedagogias e produções culturais direcionadas às crianças.

sexta-feira, 14 de março de 2014

ESTÁ INICIANDO O CICLO DE ESTUDOS

PROGRAMAÇÃO DO CICLO 2014
LOCAL: sala 101 da FACED/UFRGS – Porto Alegre/RS
Encontros mensais – uma segunda-feira por mês
HORÁRIO: 8h 30min – 12h 30 min
Visite o blog do FGEI:
E-mail do FGEI:
Site do MIEIB:
http://www.mieib.org.br
PARCERIAS: DEE/FACED/UFRGS
PROREXT/UFRGS
O Fórum Gaúcho de Educação Infantil – FGEI, além de suas ações específicas de incidência política, desde 1999 anos realiza encontros mensais sistemáticos com o objetivo de debater temas acerca das políticas e práticas inerentes à educação de crianças de 0 até 6 anos.
Neste ano de 2014, o FGEI propõe um Ciclo de Estudos, intitulado: Profissionais da educação Infantil: políticas de formação, valorização, carreira e condições de trabalho dos professores e demais profissionais”, chamando ao debate entidades, instituições e sujeitos que protagonizam estas políticas.
Em um cenário educacional de mudanças legais e normativas, a formação docente para atuação na primeira etapa da Educação Básica vem sendo tema de discussões em diversos espaços: nas instituições de educação (públicas e privadas), nas esferas de governo, nas instituições de caráter normativo e na sociedade de um modo geral.
A formação docente inicial, as políticas de formação continuada e as condições de trabalho necessitam ser debatidas amplamente, tendo em vista o papel do Fórum Gaúcho e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) de mobilização social na defesa da qualidade da educação para as crianças pequenas.
Nesse sentido, acreditamos que a formação, o debate e a incidência junto aos atores que planejam e/ou executam as políticas públicas de educação são estratégias fundamentais para nossa a defesa de nossas bandeiras. Junte-se a nós!
DATAS 2014
TEMAS
17 de março
Informações e encaminhamentos sobre o cancelamento da CONAE
Divulgação do Encontro do Mieib - Região Sul no Paraná (7, 8 e 9/4/14).
Apresentação da proposta do Ciclo 2014.
Abertura do Ciclo.
14 de abril
Formação continuada na Escola Infantil tendo como foco o eixo Interações e Brincadeiras.
Destaque: Profissionais que atuam com bebês.
19 de maio
Qual o lugar da Educação Infantil no currículo do ensino médio modalidade Normal?
09 de junho
Qual o lugar da Educação Infantil no currículo do ensino superior – Pedagogia e licenciaturas?
07 de julho
Intersetorialidade: interfaces entre a Educação Infantil e outros campos
Profissionais.
18 de agosto
 Quem são e como atuam os profissionais das áreas especializadas na Educação Infantil?
15 de setembro
Qual o papel dos profissionais que atuam na Educação Infantil?
13 de outubro
Bebês, professores e outros  profissionais da Educação Infantil.
17 de novembro
Concurso, carreira e condições de trabalho.
08 de dezembro
 Credenciamento e autorização -exigências relativas aos profissionais
*NSCRIÇÕES PELA INTERNET NO SITE da UFRGS
É necessária frequência de 75% dos encontros para ter direito ao certificado como uma atividade de extensão de 40h oferecida pela UFRGS.

Taxa de Contribuição: R$ 10,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário