AS ESPECIFICIDADES DA AÇÃO PEDAGÓGICA COM OS BEBÊS
Maria Carmem Barbosa
licabarbosa@uol.com.br
1. PALAVRAS INICIAISEm 1988, a Constituição Federal atendendo aos anseios da sociedade,
especialmente o movimento de mulheres: feministas, sindicalistas ou moradoras de
bairros, definiu que o Estado brasileiro deveria garantir a oferta de educação infantil -
pública, gratuita e de qualidade - para as crianças de 0 a 6 anos através do sistema
educacional. Essa proposição legal desencadeou, nas décadas seguintes, uma ampla
expansão dos estabelecimentos de educação infantil. Assim como os demais
documentos dele decorrentes, esse texto legal induziu os municípios a construírem
Centros e Escolas de Educação Infantil que atendessem as crianças de 0 a 6 anos, e com
isto ampliaram, significativamente, o acesso das crianças de 0 a 3 anos às instituições
educacionais públicas.
Nestes vinte anos, a visão constitucional de direito à vaga nas creches e préescolas
para os pais que trabalham vem sendo substituída pela ideia do direito que toda
a criança tem de frequentar uma escola de educação infantil. Isto evidencia uma
significativa mudança na compreensão dos direitos das crianças e também uma
importante aposta na contribuição que a escola de educação infantil pode oferecer às
crianças pequenas e às suas famílias.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, 2009)
garantindo uma visão sistêmica evidencia que esta instituição deve cumprir suas
funções para garantir o bem-estar das crianças, das famílias e dos profissionais.
Texto completo disponível em: http://portal.mec.gov.br/
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